segunda-feira, 10 de março de 2014

Quem Somos



Síntese histórica do Colégio Santo Antônio
- Fatos e personalidades que marcaram a história do CSA -

Os fatos que serão apresentados têm como objetivo principal elencar os principais eventos ocorridos no COLÉGIO SANTO ANTÔNIO, há mais de cinco décadas referência em educação de qualidade em São José do Rio Preto, desde a sua fundação até os dias atuais, focando na atuação de pessoas que agiram diretamente sobre ele como verdadeiros protagonistas.

* 05/01/1943 - Fundação da Casa de Santo Antônio dos Pobres que, dentre outras coisas, deveria cumprir tríplice função:

SÍNTESE HISTÓRICA DO COLÉGIO SANTO ANTÔNIO

- abrigo de moças abandonadas;

- abrigo de crianças cujas mães deveriam deixá-las sob guarda para trabalhar;

- refeitório onde se forneceria alimentação aos famintos.

* 20/06/1943 - Solenidade de lançamento da pedra fundamental da Casa de Santo Antônio dos Pobres no Largo Santo Antônio.

* 08/08/1951 - Entrega das chaves do prédio da Casa de Santo Antônio dos Pobres ao Frei Paulo Luig pelo advogado Dr. Waldomiro Naffah, após a paralisação das obras de construção por, aproximadamente, seis anos.

* 13/03/1951 - Atendendo a proposta dos freis da Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, na pessoa do Frei Reimberto Lessig, a Madre Geral das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, em reunião com o Bispo Diocesano de São José do Rio Preto D. Lafayette Libanio, aceita assumir os trabalhos propostos para a Casa de Santo Antônio dos Pobres.

* 14/03/1952 - Após árduo trabalho de limpeza e organização, têm-se início as atividades sociais na Casa de Santo Antônio dos Pobres, sob a responsabilidade das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado.

* 19/06/1952 - Inauguração oficial da Casa de Santo Antônio dos Pobres pelo Exmo.Sr.Dr. Lucas Garcês, então dd. governador de São Paulo, acompanhado pelo Bispo Diocesano D. Lafayette Libanio e autoridades locais.

* 30/06/1952 - As Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado mudam-se para a Casa de Santo Antônio dos Pobres. A partir de então, ampliam os seus trabalhos. De acordo com o relato de uma das irmãs, as obras se dividiam em: "dispensário que atendia a sessenta famílias, as quais recebiam, semanalmente, sua cesta de gêneros alimentícios; o Jardim da Infância das crianças pobres, em número de quarenta, que diariamente recebiam alimentos, roupas, remédios, instrução etc; curso de corte de costura para moças empregadas e um centro de costura para os pobres (desempenhado com auxílio das missionárias externas). Finalmente, para a manutenção das irmãs e auxílio das obras, funcionava um Externato para crianças abastadas, constando de Jardim da Infância, Pré-Primário e o Curso Primário."

* 15/03/1954 - Aprovação oficial do Externato Santo Antônio pelo Departamento de Educação do Estado de São Paulo.

* 1997 - As Irmãs do Instituto das Missionárias do Coração Imaculado de Maria (Comunidade Domus Mariae) de José Bonifácio (SP), recebem do Bispo Diocesano Dom Orani João Tempesta a proposta de estenderem os seus trabalhos de formação a São José do Rio Preto.

* 19/11/1998 a 10/01/1999 - Período de transferência administrativa e mundança de nome de "Externato Santo Antônio" (mantido pelo Instituto Social Santo Antônio) para "Colégio Santo Antônio" (a ser mantido pela Comunidade Domuns Mariae - IMCIM).

* 11/01/1999 - Tomada de posse administrativa e mudança das irmãs da Comunidade Domus Mariae: Izilda Aparecida Balbuena, Ednalva Gomes da Silva e Maria de Lourdes Pereira para o Colégio Santo Antônio.

* 2000 a 2003 - Reimplantação do Ensino Fundamental I (1ª a 4ª série).

* 2004 a 2007- Implantação do Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série).

* 30/01/2006 - Implantação e Funcionamento do Núcleo de Desenvolvimento de Aprendizagem (NDA), composto por psicólogas, fonoaudiólogas, pedagogas, psicopedagogas e outros profissionais para que, por meio de seu trabalho, pudessem dar apoio à escola, aos professores, à família e aos próprios educandos em quaisquer uma de suas necessidades.

* 20/12/2006 - Formatura da primeira turma de Ensino Fundamental II.

|

Nenhum comentário:

Copyright © 2012. CSA Rio Preto - All Rights Reserved